Holocausto Ambiental em Rondônia

sexta-feira, 24 de maio de 2013

0 comentários

Do espaço é possível distinguir uma mancha na amazônia. Abrindo o Google Earth e olhando na direção de Rondônia é possível ver o estrago. A floresta simplesmente foi destruída! Nem as matas ciliares, constituintes de Areas De Preservação Permanente - APP, foram poupadas; muito menos foi respeitado os 80% de Reserva Legal que a lei obriga a preservar. É impressionante como as autoridades e a população são coniventes com um crime dessa magnitude.
Recentemente foi divulgada a descoberta de 15 novas espécies de aves na amazônia brasileira, demonstrando o quanto ainda desconhecemos a biodiversidade de nossas florestas. Uma das espécies foi descoberta já em risco de extinção, evidenciando a perda de espécies antes de termos a chance de estuda-las.
De acordo com o entomólogo Edward O. Wilson, maior autoridade mundial em biodiversidade, uma espécies (animal, vegetal etc.) é extinta a cada três minutos no mundo. A maior causa continua sendo o desmatamento, a perda de habitat. Isso demonstra o quanto de informações preciosas provavelmente já foram perdidas apenas em Rondônia.
Se esse desmatamento pelo menos fosse feito através de Licenciamento Ambiental, seria preservadas as APPs, como nascentes, margens dos rios e as Reservas Legais seriam tecnicamente aprovadas sua localização, mantendo um corredor gênico para as espécies. Teríamos propriedades muito mais ecológicas e produtivas a longo prazo.







Referencias Bibliográficas

Google Hearth
Diversidade da Vida - Edward O. Wilson
 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB